DIORMAG | DIORMAG

08.04
Savoir-Faire

O savoir-faire da bolsa Lady Dior em vídeo

08.04
Savoir-Faire

O savoir-faire da bolsa Lady Dior

Peça icônica da Maison, criada pelas mãos habilidosas de artesãos apaixonados, minuciosos e exigentes, que deixam sobre o seu couro a marca do savoir-faire Dior. Descubra seus segredos de confecção.

Bolsa emblemática da Maison, a Lady Dior assina, há mais de vinte anos, um visual sofisticado e elegante. Confeccionada no ateliê a alguns quilômetros de Florença, tudo nela remete à excelência do savoir-faire em artigos de couro. Dos modelos mais atemporais, em couro de cordeiro, aos mais preciosos, em couro de crocodilo, o trabalho começa sempre pela escolha da pele. A seleção segue rigorosamente o mesmo ritual: tocar, sentir, examinar, observar e analisar cada centímetro. 

Para essa Lady Dior na cor Nude, o artesão cortou os trinta e dois elementos com a ajuda dos moldes e de uma lâmina afiada. Em seguida vem a etapa do Cannage, na qual o quadriculado que remete ao desenho do assento das cadeiras Napoleão III – presentes no salão Dior desde o primeiro desfile, em 12 de fevereiro de 1947 – é minuciosamente aplicado sobre o couro.

Depois, as alças são colocadas inteiramente à mão, assim como a montagem da bolsa, realizada com a ajuda de uma fôrma de madeira elaborada sob medida, com as proporções exatas da peça. É a mão do artesão que esculpe e trabalha a pele, garantindo sua perfeita arquitetura. É ela que confere “a singularidade de um objeto de arte (…), o valor insubstituível da mão do homem, escreveu Christian Dior, pois ela proporciona em tudo o que cria algo que nenhuma máquina saberia proporcionar: poesia e vida”. 

As peças em metal fosco vêm em seguida ornamentar a bolsa: ilhoses, rebites e berloques soletrando o nome Dior são revisitados em uma versão contemporânea. Cada detalhe, por mais minucioso que seja, contribui para a beleza do conjunto, como demonstrado perfeitamente pela menção “Christian Dior” gravada à quente no disco de couro preso junto aos berloques. Como toque final, a alça a tiracolo removível pode ser ajustada para um uso no ombro ou em  crossbody.